UPA é União

O Homem-Cérebro

Posted on: 29/06/2009

Daniel Paul Tammet (n. Londres, 31 de Janeiro de 1979), é um escritor, lingüista e educador inglês, portador da síndrome de Savant, síndrome de Asperger e epilepsia.

A síndrome de savant confere a Daniel Tammet capacidades especiais na memorização de números e grande facilidade na aprendizagem de línguas. Ele foi capaz de dizer 22.514 dígitos de Pi e de aprender a falar islandês em uma semana. Atualmente fala onze línguas diferentes, além de ter criado seu próprio idioma, o Mänti.

Daniel Tammet ganhou a mídia ao quebrar o recore europeu de memorização e recitação de pi, nas comemorações do dia do pi do Museu de História da Ciência de Oxford, em 14 de março de 2004. Daniel recitou os 22.514 dígitos corretamente em cinco horas, nove minutos e 24 segundos. Os fundos arrecadados neste dia foram doados a instituições que tratam de pessoas com epilepsia, mal que acometeu Tammet na infância.

O que torna Tammet único entre os savants é que ele consegue explicar para os cientistas o que se passa em sua mente. Ele diz que em sua mente cada número inteiro até 10.000 possui uma forma, textura e cor únicos, e utiliza essa capacidade para realizar cálculos matemáticos. Daniel desenhou como ele vê os primeiros vinte dígitos de pi para o programa 60 minutes. Uma prévia pode ser encontrada na seção de artes de seu site oficial.

Segundo o próprio Daniel afirmou no Late Show with David Latterman de 27/04/2005, alguns cientistas estão estudando seus processos mentais para tentar repeti-los em indivíduos “normais”.

Em 2005, foi rodado o documentário Brainman: The boy with incredible brain (algo como: “O cara com um cérebro inacreditável”), a respeito da vida e das habilidades de Daniel Tammet (um trocadilho com o título de Rain Man, filme que popularizou a figura do savant – brain significa cérebro, em inglês).
Escreveu os livros “Born on a Blue Day” (Nascido num dia azul, cor que representa, para ele, as quartas-feiras, dia da semana em que nasceu) e “Embracing the wide sky: A tour accross the horizons of mind” (Abraçando o imenso céu: Uma viagem através dos horizontes da mente, ainda sem edição em português), em que analisa suas habilidades savant à luz de estudos científicos.

Atualmente, ensina idiomas segundo seu próprio método, pelo site Optimnem.

Documentário: The Boy With Incredible Brain

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: