UPA é União

X-Men Origins: Wolverine (Gavin Hood, 2009)

Posted on: 19/05/2009

image

Quando o assunto é cinema, eu logo vejo os comentários do Ricardo Oliveira sobre o filme antes de assistir. Ele smpre têm ótimas dicas!

Existe um fator curioso sobre adaptações dos quadrinhos para a sétima arte. Poucas vezes podemos encontrar dentro destas obras o dito “cinema de referência” como em Tarantino. O diretor sempre consegue pegar tudo aquilo que foi a sua formação cinéfila e técnica, traçar um plano metodológico rigoroso e construir sua linguagem pessoal. Filmes cuja origem da história é quadrinesca geralmente são fechados demais em seu universo e pouco dialogam com o próprio cinema. Temos exceções como a trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimmi ou este novo filme da série X-Men.

Quando X-Men Origens: Wolverine passa a dialogar com os filmes de faroeste, surge a sua beleza. Logan (Hugh Jackman) não deixa de ser um cowboy errante, de passado obscuro, cheio de cicatrizes. Como nas histórias de faroeste, aqui discute-se a lealdade, o machismo e um tema caro à esta referência: vingança. Esta estética é evidenciada, por exemplo, no encontro de Logan com seu irmão Victor no bar, no início do segundo ato. Há o dono medroso, a tensão na atmosfera. As garras são colocadas de fora como as pistolas eram sacadas, tal qual no western. Prova de que mutantes são mais próximos de cowboys do que imaginávamos: os dois são símbolos daqueles que sempre estiveram à margem na sociedade.

Texto por Ricardo Oliveira

Publicado originalmente no Guia Cenário Cultural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: