UPA é União

Jesus Quer Salvar os Cristãos

Posted on: 10/05/2009

image

Ontem terminei de ler o livro Jesus Wants To Save Christians – A Manifesto For The Church In Exile (Jesus Quer Salvar Os Cristãos – Um Manifesto Para A Igreja Em Exílio) de Rob Bell e Don Golden. Me interessei pelo livro pelo título e por ter o Rob Bell envolvido, autor dos famosos vídeos da série Nooma e autor dos livros Velvet Elvis (lançado no Brasil como Repintando A Igreja) e Sexgod (ainda não publicado por aqui, traduzindo ficaria Deus do Sexo) ambos muito bons.

O livro em alguns aspectos me lembrou o Jesus For President do Shane Claiborne e Chris Haw. O foco, como o título denuncia, é tentar fazer a igreja perceber como tem se distanciado das práticas ensinadas por Jesus, separando-se, alienando-se, construindo muros ao seu redor e fechando os olhos pra tanta coisa ruim que está acontecendo do lado de fora.

Temos nos tornado condescendentes com o sistema que age contra os valores do Reino. Somos cristãos que apóiam financeiramente muitos dos males aos quais nossos irmãos desprovidos de voz política, de posição social privilegiada ou de amor são vítimas.

Tornamos-nos “amigos do Estado”, “amigos do conforto”, “amigos do status” e por isso, temos que nos calar diante de absurdos que deveriam nos revoltar e essa revolta deveria gerar ações que glorificam o nome de Deus e a sua justiça.

Confesso que essa nova leitura (nova pra mim pelo menos, que estava acostumado com um Evangelho “gospel” de ser) tem me desafiado e me impulsionado a mudar certas coisas. Já me taxaram de revoltado contra o sistema, de chato e já tentaram me explicar que sou assim por causa de uma infância reprimida, mas eu não cheguei nem perto de como eu acho que devo ser. Será que o movimento contra-cultural de Jesus, toda a subversão causada por Ele era movida por uma simples revolta boba contra o sistema, ou será que quando a Bíblia diz que existe uma força que vai contra tudo que Deus é e representa ela estava falando sério?

Fico feliz de ver pessoas se posicionando. Chega de condescendência. Chega de nos conformarmos (tomar a forma) com esse século, com esse mundo. Jesus quer nos salvar disso.

A seguir, apenas um trecho do livro:

“A igreja é uma organização que existe para o benefício dos não-membros.
[…]

Em um mundo onde existem 27 milhões de escravos, um mundo onde 840 milhões de pessoas irão pra cama com fome hoje a noite porque não tem dinheiro pra pagar uma refeição, em um mundo onde 1 milhão de pessoas cometem suicídio todo ano, em um mundo em que só hoje cerca de 4.500 pessoas vão morrer por causa da AIDS na Africa, Jesus quer salvar a igreja do exílio da Irrelevância. Se temos qualquer recurso, qualquer poder, qualquer voz, qualquer influência, qualquer energia, precisamos converter isso em bênçãos para aqueles que não tem poder, não tem voz, não tem influência.
[…]

Jesus quer salvar-nos de fazer as boas-novas ser sobre um outro mundo e não esse.
Jesus quer salvar-nos de pregar um evangelho que só fala sobre indivíduos e não sobre os sistemas que os escravizam.

Jesus quer salvar-nos de diminuir o evangelho até se tornar uma transação sobre a remoção do pecado e não sobre toda e qualquer partícula da criação sendo reconciliada com seu criador.
Jesus quer salvar-nos de um desespero religioso sancionado, do tipo que não acredita que o mundo pode se tornar melhor, do tipo que ruidosamente ou sutilmente ensina as pessoas a apenas ficarem quietas e se comportarem e esperarem que algo grandioso aconteça ‘algum dia’”.

 

Texto:  Solomon1

Anúncios

1 Response to "Jesus Quer Salvar os Cristãos"

Gostei do texto! (tambem me sinto incomodado), sei que nao e o bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: